sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tartufo, não é a antiga sorveteria da rua Grão Mogol...


Ao contrario do que muitos pensam Trufas originalmente não são aqueles bombons que achamos por aí de diversos sabores, apesar de que eu acho que os bombons são chamados assim porque a aparencia deles lembram um pouco as trufas originais.

Bom, trufas é um gênero de fungo subterrâneo, e a colheita só é possível com a ajuda de cães e porcos adestrados por causa do seu olfato aguçado. A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centimetros, próximo a raiz de carvalhos e castanheiras. Alem disso ela são silvestres e até hoje não se descobriu uma maneira de cultiva-las. Ou seja, se você tem uma castanha ou castanheira no seu quintal dê uma sondada, porque se tiver trufa nascendo lá é igual achar petróleo.

Existem 2 tipos de trufas, as brancas e as negras. As brancas possuem um aroma inigualável, por isso a sua grande procura por chef renomados, e podem chegar a custar até 6 mil dólares o kilo. A trufa mais cara do mundo, de 750g, foi vendida por 143 mil euros em 2007, na Itália.

A negras exalam um aroma menos acentuado e são mais resistentes ao manuseio. O kilo custa em média 700 dólares e pode chegar até 1200 dólares.

A trufa negra já foi chamada de "Diamante Negro" ou "Perola Negra", devido à raridade.

Não acredita, aqui vai uma fotinha da "criança" tirada no Supermercado Verde Mar, em Belo Horizonte.

Manteiga Trufada, pote com 160g

Nenhum comentário:

Postar um comentário